Júlia e Seus Pinceis

05/09/2016 • Destaque, Gente

Esta semana, minha amiga Júlia abriu mais uma exposição. Nada incomum para uma artista plástica, não fosse ela uma brasiliense a apresentar suas obras, da série Medusa, sob um movimentado viaduto de Amsterdã. Quer mais? A iniciativa é da Universidade Erasmus, uma das escolas de negócios mais prestigiadas do mundo.

14233189_1005338326229981_4824849858172042975_nDeixe-me explicar: Júlia dos Santos Baptista nasceu no Núcleo Bandeirante e, num desses reveses da vida, acabou construindo sua família na Holanda, onde vive com o marido e os dois filhos. Há 18 anos ela desenvolve na Europa e na Ásia uma carreira de sucesso. Há 18 anos retorna ao Brasil sistematicamente para cumprir o que chama de sua função social.

Ela transita entre mundos distintos, numa espécie de robin-hoodismo, apreendendo dos Países Baixos aspectos socioeducativos que distribui por aqui, em suas visitas às escolas da periferia. Sua mídia são as telas, usualmente óleo sobre linho, que expõe às crianças com o objetivo de provocar reflexões. Em casos extremos, chega a mudar a vida de algumas, que passam a compreender que é possível viver integralmente e dignamente da arte.

Quando Dr. Lee Pegler, pesquisador e professor do Instituto Internacional de Estudos Sociais da Erasmus, conheceu as obras de Júlia decidiu convidá-la para o “When Art Meets Science”. De um lado, um cientista palestra sobre a construção de cadeias de valor na relação entre as nações (entre elas o Brasil), para que se evitem a exploração e o trabalho análogo à escravidão. Do outro, Júlia apresenta sua coleção Medusa, que reúne com perfeita harmonia a porcelana tradicional holandesa e a flora brasileira. Reproduções em grande escala colorem a passagem sob o viaduto, enquanto os originais poderão ser conferidos na Erasmus.

Serviço
When Art Meets Science
Palestra com Dr. Lee Pegler e abertura da exposição Medusa, de Júlia dos Santos Baptista
15.09, das 16h30 às 17h30, International Institute of Social Studies (Kortenaerkade 12, Haia)
Os posters podem ser conferidos na galeria criada sob o Keizer Karel Viaduct, em Amsterdã

Fotos: Rob Verhagen

Tags: , , , , , , , ,

4 Responses to Júlia e Seus Pinceis

  1. Que lindo querida Carla! Nossa como você traduziu uma história tão comprida em um texto tão claro e poético! Obra de arte das suas palavras.
    Super abraço.
    Júlia

  2. Lee pegler disse:

    Bem legal…obrigado!..lee pegler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *