New In - Exibir Post

NO AR: PODCAST SETEMBRO AMARELO

  • 05/08/2022
  • Portal Mundo RH

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. Pesquisas mostram que, no País, o número de suicídios dobrou nas duas últimas décadas, alcançado a triste marca de 14 mil por ano.  

O Instituto Feliciência, um dos principais players nacionais em educação corporativa em Saúde Mental e Sustentabilidade Humana, produziu uma série de podcasts sobre saúde mental com o objetivo de apoiar empresas e profissionais de RH no aprofundamento da temática. A pesquisadora e professora Carla Furtado, que ancora os episódios, destaca que a ideação suicida vem sendo identificada em organizações que fazem o rastreamento de sintomas de sofrimento psíquico com o uso de instrumentos científicos. "A grande questão é: o que fazer a partir daí", destaca.    
 

A cada sexta-feira de agosto um novo episódio vai ao ar. A curadoria do Instituto construiu uma trilha que parte da abordagem psiquiátrica ampla, com Dra. Renata Figueiredo, presidente da Associação de Psiquiatria de Brasília. Na segunda semana, a convidada é a psicóloga e pesquisadora Juliana Gonçalves, que vai tratar da relação fome e transtornos mentais. "As organizações precisam identificar se há insegurança alimentar em sua população, entre outros cuidados", enfatiza Carla. Nas semanas seguintes, Marly Vidal - diretora executiva do Grupo Sabin - e Christine Gili - do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso ? apresentam cases de cuidados com a saúde mental em empresas privada e pública.  

"Mesmo que a narrativa pareça repetitiva é preciso repetir, entre outros, que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais - em primeiro lugar a depressão", alerta Carla. Entre as reflexões mais recentes propostas pelo Instituto está a necessidade de se reconhecer que as pessoas adoecidas nem sempre foram diagnosticadas, nem sempre estão assistidas e nem sempre estão afastadas em decorrência de um transtorno mental. Há pessoas sofrendo enquanto trabalham. O podcast Feliciência está disponível no Spotify.

Confira a agenda de agosto:
 

05.08 | Dra. Renata Figueiredo: Psiquiatra, Presidente da Associação de Psiquiatria de Brasília
Este episódio aborda os atuais números dos transtornos mentais e comportamentais no Brasil, a incidência de suicídio e as abordagens de enfrentamento.  

12.08 | Juliana Gonçalves: Mestre em Psicologia, Professora do IFB e Pesquisadora Científica

Este episódio aborda dados do último relatório Penssan, a insegurança alimentar em suas diferentes gradações e a interseccionalidade fome-transtornos mentais.  

19.08 | Marly Vidal: Diretora Executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica

Este episódio apresenta case de saúde mental no trabalho em empresa privada, com partilha das práticas de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.  

26.08 | Christine Gili: Gestora de Saúde, Bem-Estar e Felicidade do TRT-MT

Este episódio aborda case de saúde mental no trabalho em empresa pública, com apresentação do que consideramos o estado da arte na aplicação do sistema FIB-Feliciência no Brasil.  



Voltar