New In - Exibir Post

Por Que Precisamos Falar de Gratidão?

  • 16/08/2017
  • Carla Furtado

A patrulha da web já condenou. Dad Squarisi, em sua coluna intitulada "Gratidão substitui obrigado? É modismo" - no Correio Braziliense, também. Mas, será que estamos compreendendo a verdadeira razão da palavra ?gratidão? ter invadido as redes sociais?

Gratidão vem de gratia, do latim, que significa graça, graciosidade. Da mesma família vem a palavra gratus ou, em português, agradável. Já obrigado origina-se de obligadus e significa ligado, amarrado. Gratidão expressa a apreciação àquilo que se percebe como positivo, seja tangível ou não, e que não gera qualquer obrigatoriedade de retorno.
 

Ao investigar cientificamente a felicidade, a Psicologia Positiva identificou a gratidão como propulsora de emoções positivas. Foi o Dr. Martin Seligman, em seu laboratório na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, que evidenciou que a expressão escrita da gratidão era capaz de impactar o bem-estar como nenhuma outra intervenção.
 

Tudo isso não ocorre por acaso. A gratidão é modulada, no âmbito cerebral, pelos mesmos circuitos neurais que se ativam quando experimentamos sensações de prazer. Essas regiões estão ligadas à regulação das emoções e ao alívio do estresse e da dor. Para os neurocientistas, isso explica porque a gratidão fortalece a saúde. Dr. Prathik Kini, da Universidade de Indiana, nos EUA, foi mais longe: em suas pesquisas encontrou evidências de que a gratidão é capaz de alterar o funcionamento cerebral em pessoas com depressão.
 

Informações relativas a essas pesquisas passaram a ser difundidas por veículos de comunicação de massa, inicialmente nos Estados Unidos. Com isso, a gratidão saiu das coxias da vida. Sob os holofotes, passou a ser abordada em processos terapêuticos e de desenvolvimento humano e organizacional. E o que era #gratitude, em inglês, aportou nas redes sociais brasileiras como #gratidão.  

Dar uma chance à gratidão é ir além da palavra que surge na tela para reconhecer que coisas simples, como o perfume do café recém passado, são capazes de nos fazer experimentar emoções positivas e de profunda valorização da vida que já se possui.



Voltar