New In - Exibir Post

Hospital Introduz a Prática da Meditação na Rotina dos Colaboradores

  • 06/07/2017
  • Instituto Feliciência

Foto: Luiz Finoti


Comprometido com um programa de promoção da felicidade dos colaboradores desde janeiro deste ano, o Hospital Anchieta, localizado em Brasília, iniciou mais uma etapa do inovador projeto. "Estamos introduzindo a meditação no ambiente corporativo", conta a CEO, Lorena Porto Pereira.

A decisão tem bases científicas - assim como todo o programa da instituição, que considera preceitos da psicologia positiva e da neurociência. De acordo com uma série de estudos, meditar é uma das formas de incrementar a reserva de felicidade pessoal. "Isso ocorre porque a meditação aumenta a massa cinzenta em uma região do lobo parietal superior do cérebro chamada precuneus, diretamente ligada à experiência da felicidade", explica Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência e consultora do Hospital.

A prática foi apresentada aos colaboradores durante a Semana de Saúde da instituição, em várias sessões oferecidas em diferentes horários, com o objetivo de contemplar todas as escalas. Houve também, na programação, treinamento para que diretores e gestores estimulem e promovam a atividade junto às suas equipes. "Desenvolvemos uma 
meditação guiada que está disponível na intranet do Hospital e também em um serviço de streaming', esclarece Lorena.

O corpo gestor do Anchieta passou por Formação em Ciência da Felicidade (clique aqui para conhecer o programa) no início do projeto, para melhor compreender e facilitar as transformações propostas. "Um dos aspectos relevantes foi o aprendizado da neuroplasticidade, ou seja, de que nosso cérebro é capaz de mudar de acordo com nossas práticas e nesse contexto a meditação é uma das ferramentas mais poderosas", conclui a executiva.



Voltar