Árvores e Felicidade

23/10/2016 • Agenda, Ciência, Destaque

Quando a Tesourinha pediu o Feliciência em namoro, fiz gosto. Afinal, por trás do flerte havia uma proposta sedutora: unir as Rodas de Felicidade ao projeto #MaisIpêemBsb, que comercializa mudas da árvore que é a cara da capital. A partir de agora, ambos acontecem em sábados alternados lá no Café com Feira da Grand Cru, com as bençãos da Deise Lima – proprietária da casa.

Bernardo Siruffo, designer e criador da Tesourinha, me perguntou se plantar árvores é capaz de fazer-nos mais felizes. A resposta é sim e quem afirma é a ciência. Morar em bairros arborizados, por si só, já aumenta as probabilidades de sermos mais felizes. A Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, conduziu um estudo com 10 mil pessoas, acompanhadas por 18 anos, e concluiu o seguinte: quanto mais verde era o endereço, mais feliz era o indivíduo, independente de estado civil, das condições de saúde ou da dimensão da residência. Nessa mesma linha, dezenas de outros estudos corroboram.

371ca40400000578-3734754-image-m-29_1470929914779Para o Budismo, a árvore é provedora e nutriz de todas as formas de vida. Fácil compreender: ela combate a erosão, reduz a temperatura, acolhe pássaros e outras espécies e neutraliza o dióxido de carbono. O Butão, pequeno reino situado no Himalaia e responsável pelo conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB), promoveu este ano o plantio de 108 mil árvores para celebrar o nascimento do primeiro herdeiro do rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck. Os cerca de 800 mil habitantes são responsáveis pelos cuidados com as mudas e agem com se estivessem pajeando o príncipe em pessoa. O Butão é exemplo de compromisso com a felicidade de seu povo e mantem em sua constituição a determinação de permanecer com no mínimo 60% de seu território ocupado por florestas.

Plantar e zelar por uma árvore permite que o ser humano faça algo além de si mesmo. E a transcendência é, por si só, um sutil encontro com a felicidade.

SERVIÇO
Rodas de Felicidade e #MaisIpêemBsb

Das 8h às 12h
Outubro: 29
Novembro: 05 e 19
Dezembro: 02 e 16
Na Grand Cru: SHIS QI 09/11, Loja 06, Lago Sul, Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *