Feliciência no Spotify

31/07/2016 • Carla Sugere, Ciência, Psicologia Positiva

“Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança”
Oswaldo Montenegro

A partir de agosto a gente também toca música, toca música pra poder tocar coração. Porque felicidade é uma casa com muitas portas e a música é uma delas. Viu só: não é preciso grandes acontecimentos para experimentar aquele calorzinho que se chama bem-estar.

A música atua sobre o sistema nervoso autônomo, o mesmo que administra aspectos como batimento cardíaco e pressão arterial. Ela também acessa o sistema límbico, uma parte bem antiga do cérebro, responsável pelas emoções. Ela pode modular o chamado estado de espírito. Pode levá-lo para cima e para baixo, por isso a seleção é essencial.

Meu encontro com o poder da música se deu na década de 1990, durante a formação em Biodanza, metodologia que usa a música, o movimento e a emoção para potencializar o ser humano. “Nossos pés e nosso coração são rítmicos. Nossas mãos são melódicas, como nosso sorriso. A harmonia está no fundo dos olhos, onde se estabelece o circuito inicial da vida”, afirmou Rolando Toro, sociólogo chileno criador do método.

Metanálise que avaliou resultados de 23 estudos, conduzida por Bradt & Dileo, evidenciou benefícios da música sobre pacientes com doenças coronarianas. Há ganhos para controle de pressão arterial, ritmo cardíaco, frequência respiratória, ansiedade e dor. A música também afeta o bem-estar psicológico, como mostraram pesquisadores da Universidade de Missouri. “Os participantes do estudo foram bem sucedidos ao buscar elevar seu humor ouvindo músicas felizes e revigorantes”, destacou Dra. Yuna Ferguson, pesquisadora líder.

As Playlists Feliciência estão disponíveis no Spotify, serviço de streaming que pode ser usado gratuitamente. Os setlists são montados de maneira criteriosa, com seleção de músicas que se enquadram na proposta de reforçar emoções positivas. O ideal é ouvi-las na ordem programada ao invés do modo aleatório. Isso porque as Playlists são orgânicas, ou seja, respeitam o ritmo natural – indo de canções mais suaves às mais revigorantes. E mais: siga as playlists, eles são acrescidas de novidades semanais.

Confira as primeiras Playslists:

Playslist Feliciência [lazy breakfast]
Para tocar domingo de manhã, ainda na cama, e ir levantando devagar para fazer o café. Vale voltar pra cama com a bandeja cheia de gostosuras saudáveis, sentar na varanda ou caminhar até a padaria mais próxima.

Playslist Feliciência [welcome monday]
Segunda de manhã costuma exigir mais da gente. Depois de dois dias off a energia ainda está baixa. Este setlist foi feito para trazer vigor, de maneira crescente. Aperta o play depois que o despertador tocar.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *